sábado, 5 de fevereiro de 2011

press release do Encontro

No sentido de divulgar a filosofia para crianças em Portugal e promover o diálogo entre os profissionais da área, o projecto filocriatiVIDAde organiza já no próximo dia 19 de Fevereiro, em Aveiro, o I Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade.
O encontro, intitulado  «Sentir pensamentos | Pensar sentidos» conta com a parceria do Colégio D. José I, espaço que acolhe a iniciativa, para um dia de formação multidisciplinar.
O I Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade é dirigido ao público em geral, de forma a abranger um maior número de interessados nesta temática. No entender de Joana Sousa, Licenciada em Filosofia, Formadora e Responsável pelo projecto filocriatiVIDAde “a Filosofia para Crianças (FpC) consiste numa prática de competências do pensar. Costumo usar a imagem do ginásio: nas sessões de FpC temos oportunidade de treinar os músculos do pensamento, questionando, reflectindo em grupo e assumindo posições”.

A ordem de trabalhos tem início pelas 9h, com a recepção aos participantes. Ao longo da manhã diversos formadores certificados na área desafiarão os presentes a questionar a importância da Filosofia no meio educacional e envolvente das Crianças.

Fazem parte da equipa do «Sentir pensamentos | Pensar sentidos», em conjunto com Joana Sousa, Celeste Machado (formadora no projecto filocriatiVIDAde), Tomás Magalhães Carneiro (Responsável pela Oficina Jovens Filósofos FLUP), Dina Mendonça (Presidente da Associação Brincar a Pensar), Ana Dominguez (educadora de infância no Colégio de Alfragide e utilizadora do twitter em sala de aula) e Zaza Carneiro de Moura (Fundadora e Directora do Centro Português de Filosofia para Crianças – CPFC).

Programa do I Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade:

9h                 Recepção dos participantes | distribuição de documentação
9h30m          Abertura do Encontro
                       9h45m           Das teias tecidas entre o pensar e o sentir |
                     Celeste Machado e  Joana Sousa
10h15m         Oficina de Jovens Filósofos | Tomás Magalhães Carneiro
10h45m         A continuidade da prática da Filosofia | Dina Mendonça
11h15m         Intervalo
11h30m         O Twitter em sala de jardim de infância | Ana Dominguez
12h00            Criatividade e filosofia para crianças | Zaza Carneiro de Moura
12h30m         Encerramento dos trabalhos

O Institut de Pratiques Philosophiques , de Óscar Brenifier, apoia a iniciativa, num acrescentar de valor à discussão. «The practice of the philosophy consists in an active listening of the other and in the comprehension of his speech. It implies also to think your own words and to be aware of them. Many libraries organize free philosophical workshops which deal with a question; some schools integrate sessions of philosophy in their program, where we propose different types of exercises», pode ler-se na página oficial do I Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade, com endereço em http://encontrofilosofiacriatividade.blogspot.com/

Mais importante do que os resultados dos ateliers (um desenho e uma frase, por exemplo) é o observar o modo como as crianças descobrem que «trabalhar com a mente é divertido», afirma Joana Sousa.


Sobre a Organização do Evento:
O projecto filocriatiVIDAde surge em 2008, tendo como responsável Joana Sousa. Dedica-se à formação na área da filosofia para crianças, filosofia aplicada e criatividade (para crianças e adultos). O projecto viaja um pouco por todo o país, tendo já marcado presença em Faial, Lousada, Lourinhã, Portalegre, Funchal, Odivelas, Rio de Mouro, Madeira, Amor e Lisboa.
O Colégio D. José I situa-se na freguesia de Santa Joana,  Concelho de Aveiro. É uma Instituição de Ensino Particular e Cooperativo com ensino Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, Cursos de Educação e Formação, Cursos Profissionais e Cursos de Educação e Formação de Adultos.

Organização:
Colégio D. José I
filocriatiVIDAde

APOIOS:
Crédito Agrícola
Immensus Saberes
TB Store
arsoft

APOIO INSTITUCIONAL:
Institut de Pratiques Philosophiques (Óscar Brenifier)

Sem comentários:

Enviar um comentário